No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população é doador de sangue, ou seja, 16 a cada mil habitantes realizam a contribuição. O porcentual está nos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – entre 1% e 3% – e estáveis, mas ainda longe do ideal. Para estimular a doação voluntária de sangue, o site Eu Dou O Sangue ([url=http://www.eudouosangue.com.br/]www.eudouosangue.com.br[/url]) reuniu os endereços de todos os hemocentros do País. A busca é feita por geolocalização, ou seja, pela inserção do CEP, rua, cidade ou bairro.
O portal ainda traz as informações gerais e requisitos para doação, além de detalhes sobre a importância do ato, dúvidas frequentes e outros conteúdos. O site também publica fotos de quem usa a hashtag #EuDouOSangue na postagem de imagens nas redes sociais, traz um calendário de eventos sobre o assunto e nomes de parceiros (empresas e pessoas) doadores e tem espaço para que os voluntários informem que já realizaram o ato.
A criação do site faz parte da quarta edição da campanha nacional de doação de sangue, que se estenderá até 14 de setembro. A ação tem o objetivo de evitar as baixas de estoque nos hemocentros nacionais e contribuir para que o porcentual total de brasileiros doadores passe a ser de 3% e que siga em constante evolução. Em três edições, foram salvas quase 70 mil vidas (consideração que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas), com mais de 17 mil doações. Só na última companha, em duas semanas, foi arrecadado 88% do volume mensal do maior hemocentro do País, a Fundação Pró-Sangue.
