Home Notícias Como a suplementação de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) apoia a cognição dos consumidores

Como a suplementação de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) apoia a cognição dos consumidores

by RcpxRaquelADM

Os triglicerídeos de cadeia média, mais conhecidos como TCM são um tipo de gordura saudável, formada pelos ácidos graxos saturados caprílico (C8) e cáprico (C10:0) e presente em ingredientes como óleo de coco (58%), óleo de palma (54%), coco seco (37%) e carne crua de coco (19%) e em laticínios como queijo e iogurte. O processo de concentração dos ácidos graxos de interesse é realizado por um processo industrial, permitindo um maior isolamento das cadeias essenciais.

 TCM nas dietas

O TCM começou a ser usado há mais de 50 anos, com a missão de auxiliar na ingestão de calorias de pacientes hospitalizados, pois tem como seu maior benefício fornecer a energia com mais rapidez e possuem velocidade de metabolização similar à da glicose, mas por serem lipídios a energia fornecida é o dobro da glicose.

Por isso, a suplementação de TCM pode ser uma opção de fonte de energia para quem segue uma dieta low carb ou cetogênica, já que são dietas baseadas em pouca ingestão de carboidratos.

 TCM na cognitiva de pacientes com Alzheimer

No entanto, o TCM também tem sido cada vez mais abordado quando o assunto é cognição. A glicose é a fonte primária de energia do cérebro e os corpos cetônicos provenientes do fígado são fonte secundária. No entanto os triglicérides de cadeia média são capazes de atravessar a barreira hematoencefálica, e atingir concentrações cerebrais superiores a 50% dos ácidos graxos presentes no plasma.

Como isso acontece? Os TCM são transformados rapidamente em cetonas que atravessam a barreira hematoencefálica e fornecem uma fonte alternativa de energia para os neurônios e astrócitos, reduzindo a confusão mental para dar lugar ao raciocínio rápido e claro. Por conta disso, estão sendo usados antes das atividades físicas ou das atividades mentais mais densas como estudo ou trabalho.

A suplementação tem sido cada vez mais recomendada por diversas especialidades médicas, seja para acelerar o desenvolvimento dos mais novos, ou para evitar a queda cognitiva e o progresso de doenças neurológicas como Parkinson e Alzheimer.  Inclusive, um estudo recente publicado no Clinical Nutrition Journal sugere que o TCM tem um efeito positivo na capacidade cognitiva de pacientes com Alzheimer, no grau leve a moderado. Em um outro estudo, publicado no The Lancet Neurology, mostrou que a suplementação foi capaz de reduzir a progressão da doença em pacientes com estágio inicial.

“Por isso, hoje, quando o assunto é alimentação, o consumidor procura não só por conveniência, praticidade e sabor, como também por saudabilidade e bem-estar. Mas, assim como toda e qualquer suplementação deve ser feita por meio de recomendação, orientação e acompanhamento médico, a qualidade do produto também deve ser um dos fatores prioritários”, explica Lilia Kawazoe, gerente comercial da Concepta Ingredients.

Deixe seu comentário!

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

related posts

Newsletter

 Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais, dicas práticas e atualizações importantes diretamente no seu e-mail.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00