Home Notícias Estudo aponta que quarentena aumentou casos de dores musculoesqueléticas

Estudo aponta que quarentena aumentou casos de dores musculoesqueléticas

by RcpxRaquelADM

Um estudo publicado no Knee surgery, sports traumatology, arthroscopy : official journal of the ESSK, apontou que a redução da atividade física na quarentena aumentou a dor e a perda da função articular nos joelhos, especialmente em pessoas com osteoartrite (OA). 
 
A pesquisa mostrou que durante o confinamento, os pacientes com osteoartrite nos joelhos apresentaram uma deterioração mais rápida no escore de dor em comparação com àqueles atingidos pela doença no quadril, por exemplo. Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, o fato de ficar mais tempo sentado, por exemplo, pode piorar a dor nos joelhos.

“A falta de movimentação é danosa para a osteoartrite. Mas, o que chama a atenção são pessoas que foram praticar corridas ou caminhadas para se manter ativas. Isso também aumentou a incidência de lesões ou dores, especialmente naquelas sem preparo físico ou com contraindicação para esse tipo de atividade”, ressalta. 

Coluna também sofreu

“Com o relaxamento de algumas medidas da quarentena na cidade de São Paulo, onde nossa clínica fica localizada, começamos a perceber um aumento de pessoas que procuram a fisioterapia devido a dores e desconfortos na coluna também. Além da redução drástica da mobilidade, muitas pessoas passaram a fazer home office sem uma estrutura adequada”, explica Walkíria.

Como nem todos possuem em casa um espaço adequado para uma estação de trabalho, foi preciso improvisar.

“Mas, o improviso é inimigo da ergonomia, fundamental para prevenir problemas na coluna, dores no pescoço, doenças por esforço repetitivo, entre outras patologias. Assim, a falta de espaço e de móveis adequados para trabalhar foram fatores decisivos para aumentar a incidência de dores e lesões na coluna”, explica Walkíria.
 
Sedentarismo forçado

Além da questão do home office inadequado, a população foi forçada a ficar em casa. Ou seja, de uma hora para outra, todos viraram sedentários. E os males do sedentarismo são bem conhecidos.
 
“Manter-se em movimento é fundamental para a saúde musculoesquelética. Entretanto, frente à pandemia, a redução da atividade física é compreensível. Com o relaxamento de algumas medidas da quarentena, a recomendação é voltar aos poucos à rotina de exercícios e atividades físicas, num ritmo mais lento para prevenir lesões”, recomenda a fisioterapeuta.
 
“Por último, quem ainda vai continuar a trabalhar em casa, deve investir numa estação de trabalho adequada, principalmente pensar numa cadeira que favoreça a coluna e que tenha regulagem de altura. Claro, lembrando de sempre corrigir a postura, bem como se levantar a cada 50 minutos para alongar a coluna, braços e pernas”, finaliza Walkíria.

Deixe seu comentário!

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

related posts

Newsletter

 Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais, dicas práticas e atualizações importantes diretamente no seu e-mail.

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00