A cirurgia bariátrica, ou gastroplastia, é o método cirúrgico mais indicado para diminuição do peso no Brasil, sendo que em 2012, 72 mil operações foram feitas no País, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (Sbcbm). No entanto, apesar de colher benefícios como perda rápida de peso e melhoras em problemas cardíacos e imunológicos, os ex-obesos ficam com outro problema: o excesso de pele.
A sobra do tecido cutâneo após o emagrecimento radical é quase inevitável e a cirurgia plástica pós-bariátrica é indicada em 90% dos casos. “Na redução do estômago a pele é submetida a estiramento exagerado e perde as propriedades elásticas para voltar ao lugar, por isso as sobras ficam proeminentes”, explica Tiago André Ribeiro, médico cirurgião plástico.
Para realizar a cirurgia de contorno corporal e remover as sobras de pele, o paciente deve passar primeiro por uma avaliação médica, com exames de laboratório e mudar alguns hábitos como o consumo de medicamentos e tabagismo. Para definir o contorno corporal, por vezes é necessário o uso de incisões ou cortes – horizontais e verticais – no abdômen. “Em alguns casos, utilizamos a lipoaspiração de pequenos volumes de gordura localizada para melhorar as dimensões”, explica o cirurgião.
Em casos mais extremos, que apresentam flacidez no torso inteiro, a indicação é a dermolipectomia circular, quando um corte em 360 graus é feito na altura dos quadris e remove de uma só vez o excesso de pele na barriga, nas costas e nas nádegas.
Braços e pernas
Além da pele acumulada no torso, os braços e pernas também apresentam acúmulo de tecido após a cirurgia bariátrica. Para o procedimento, o especialista indica um intervalo de seis meses entre cada plástica, já que a recuperação é de, no mínimo, 60 dias. “A braquioplastia, que retira pele dos braços, é feita com um corte que desce pela parte interna da axila até o cotovelo”, expõe.
Já quando a flacidez é nas pernas, a cicatriz do procedimento fica escondida na virilha, mas o corte pode se estender na parte interna da coxa, de tamanho variável, localizada na face medial das coxas. “Algumas vezes também há sobra no tornozelo e nesse caso a pele é erguida e removida com uma incisão na altura do joelho”, revela.
Para as mulheres, é quase obrigatório reconstituir os seios, pois a mama perde boa parte de sua sustentação. “Após a cirurgia resta apenas um ‘saquinho’ de pele vazio, que pode ser preenchido com silicone ou tecido do próprio paciente”, diz Ribeiro.
[url=https://www.reeftiger.fr/]montres homme pas cher[/url]
[url=https://www.reeftiger.fr/]https://www.reeftiger.fr[/url]
